segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Campeonato Estadual, é válido ter?

Bom, essa discussão é longa e até antiga, resolvi então abordar este tema aqui no blog que inclusive já tem até enquete sobre isso (gostaria que todos votassem).

- Prós

É um campeonato que a rivalidade regional fica mais forte, a disputa entre os times é maior, pois tem finais. A gozação dos torcedores fica maior também, afinal está ganhando de um rival direto.
Também é um bom teste para times grandes, é uma competição que antecede o Campeonato Brasileiro, importante para fazer testes, o que não quer dizer, que ser campeão do Estadual é certeza de ter sucesso no Brasileirão (Atlético-MG em 2010 é prova disso, entre tantos exemplos).
É importante para times pequenos, que podem mostrar que tem seu valor, podem se classificar para alguma competição nacional e inclusive pode fazer um caixa maior caso algum de seus atletas consiga se destacar e que seja vendido para outros clubes.
Bom para jogadores esquecidos, jovens e desconhecidos já que tem uma oportunidade de mostrar seu potencial neste tipo de campeonato, acaba sendo uma vitrine para o futebol brasileiro.

- Contras

É um campeonato de nível técnico baixo em muitos estados.
São campeonatos relativamente longos, muitos times pequenos (Paulista e Carioca são exemplos) e em alguns lugares com regulamentos absurdos (Mineiro, Paranaense).
O tempo de Pré temporada fica reduzido para a disputa dos estaduais, com isso a possibilidades de lesões durante a temporada pode aumentar.
Em casos de times de médio porte ou pequenos, caso faça um bom campeonato, fica muito visado e perde jogadores, pode ganhar dinheiro, mas a qualidade técnica diminui. Exemplos disso são Ipatinga e Santo André, foram vice campeões em seus respectivos estados (Minas e São Paulo), jogaram a Série B e foram rebaixados.
Planejamento desfeito por algum tipo de insucesso nos estaduais, também é um problema, afinal se um time grande não cumpre as expectativas, o treinador pode ser demitido durante a competição, jogando fora um trabalho que foi feito na pré temporada e mudando todo um planejamento.


Aqui foi feito um pequeno balanço sobre os campeonatos estaduais, espero que todos tenham gostado, volto a pedir para visitar meu blog de música, tem muitas de qualidade: viniciusjogadormusic.jimdo.com e peço para que votem na minha enquete, muito obrigado a todos. Fiquem com Deus.

Um grande abraço !!!!!

Um comentário:

  1. A verdade é que todos os Estaduais precisam se reformular. Os campeonatos precisam ser mais curtos, tanto de times, quanto de duração.
    Obs.: respondi sua dúvida lá em meu blog: http://papodeinformatica.blogspot.com/2011/01/analisando-o-roteador-wireless-pacific.html
    Abraço!

    ResponderExcluir